
Escuto muito esta frase: “Nutri, não consigo emagrecer porque meu metabolismo é lento”.
Mas, afinal, o que é metabolismo?
Metabolismo é um conjunto de reações químicas que acontecem no interior das nossas células e do nosso corpo. Esse processo aproveita os alimentos, transformando-os em energia. Ele é fundamental para a manutenção de todas as atividades do nosso organismo.
Como o nosso corpo consome essa energia durante o dia?
Em repouso: corresponde a 60 a 75% do gasto energético total diário Na digestão dos alimentos (conhecida como efeito térmico dos alimentos): corresponde a 10% do gasto energético Durante atividade física: corresponde a 15 a 30% do gasto energético
O metabolismo é constituído por dois conjuntos de reações denominados de anabolismo e catabolismo. Anabolismo são reações químicas construtivas. Por exemplo: a síntese de proteínas no tecido muscular a partir de aminoácidos. Já o catabolismo são reações químicas destrutivas, ou seja, há uma quebra de substâncias. Por exemplo: a quebra da molécula de glicose que é transformada em energia.
Você já ouviu falar em Taxa de Metabolismo Basal?
Essa taxa mede a quantidade mínima de energia que precisamos para manter nossas funções fisiológicas em repouso. O metabolismo basal varia de acordo com a idade, sexo, peso e fatores genéticos e é a partir dela que calculamos planos alimentares, o que explica porque SEMPRE os planos devem ser individuais.
Dependendo do organismo o metabolismo pode ser mais lento ou mais acelerado. E como acelerar o metabolismo naturalmente e favorecer a perda de peso?
1. Equilibrando a alimentação e consumindo alimentos termogênicos
Os nutrientes que consumimos através dos alimentos estão envolvidos diretamente no metabolismo. Uma alimentação rica em frutas, hortaliças e proteína pode acelerar o metabolismo.
Tenha uma alimentação variada e colorida (pelo menos 2 frutas e hortaliças com cores diferentes ao dia). Alguns alimentos, conhecidos como termogênicos, quando ingeridos são capazes de acelerar nosso metabolismo.
Os alimentos termogênicos apresentam um maior nível de dificuldade ao serem digeridos, fazendo com que o nosso organismo tenha mais trabalho e gaste mais energia para realizar a digestão. Eles aumentam a temperatura corporal, fenômeno chamado termogênese, elevando então a queima calórica. Exemplos: canela, gengibre, chá verde, pimenta, cúrcuma. Os alimentos termogênicos também tem uma ação antioxidante e anti-inflamatória que aceleram o metabolismo.
2. Tenha um sono de qualidade
A maior parte dos hormônios são sintetizados a noite (GH, testosterona, hormônios da fome/saciedade), então se você não dorme bem, esta síntese não é adequada. Não dormir direito também afeta os níveis de cortisol, hormônio que causa inflamação, favorece a resistência à insulina, aumenta a fome e o acúmulo de gordura abdominal.
3. Consuma proteína na quantidade correta
O nosso organismo queima calorias para digerir os alimentos. Dentre os macronutrientes, a proteína é a que consome mais energia para ser digerida. Além disso, a proteína participa na construção da massa magra e dos hormônios como o GH (conhecido como hormônio do crescimento). Sendo assim, é fundamental para construção de tecidos e queima de gordura. A dica é: inclua proteína em todas as refeições (carnes, ovos, laticínios).
4. Faça exercícios físicos regularmente
Se você quer saber como acelerar o metabolismo em qualquer idade, o principal passo é caprichar no exercício físico, especialmente a musculação. Isso porque o aumento de massa magra contribui para a acelerar o metabolismo, sabia? Quanto mais músculo o corpo tiver, mais calorias serão gastas, já que ele é o tecido que mais necessita de energia para se manter ativo.
Além dos treinos de força, exercícios aeróbicos também contribuem para acelerar o metabolismo, ajudando o corpo a queimar boas quantidades de calorias durante e depois dos treinos.
5. Reduza o consumo de alimentos industrializados
O excesso de aditivos químicos aumenta a inflamação do corpo. Um corpo inflamado fica com o metabolismo cada vez mais lento. Reduza a ingestão de produtos ultra processados e aumente o consumo de alimentos in natura (coma comida de verdade).
Comentarios