Por que as sementes são tão poderosas depois dos 40 anos?
- Giana Ross

- há 11 minutos
- 2 min de leitura
A partir dos 40 anos, o corpo começa a passar por mudanças importantes: diminuição gradual dos hormônios, maior tendência ao acúmulo de gordura abdominal, alterações no humor, perda de massa muscular e maior risco de inflamação crônica. E é justamente nesse cenário que as sementes ganham um papel especial na alimentação.
Pequenas no tamanho, mas enormes no valor nutricional, elas entregam fibras, minerais, gorduras boas e compostos bioativos essenciais para regular hormônios, melhorar o metabolismo e proteger a saúde cardiovascular.
1. Semente de Girassol
As sementes de girassol são ricas em vitamina E, um poderoso antioxidante que protege as células contra inflamação e envelhecimento precoce. Benefícios: reduz a inflamação, ajuda na produção e equilíbrio hormonal, contribui para cabelos e unhas mais fortes, auxilia na saúde cardiovascular por conter gorduras boas.
2. Semente de Abóbora: é uma das mais importantes para mulheres nessa fase porque contém zinco, magnésio e fitoesteróis que atuam diretamente no equilíbrio hormonal e no sistema nervoso. Benefícios: melhora o humor, reduz ansiedade e ajuda no sono.
3. Gergelim: riquíssimo em cálcio, magnésio, zinco e fibras, o gergelim é excelente para mulheres com risco aumentado de osteopenia e osteoporose após os 40. Benefícios: fortalece ossos e dentes graças ao alto teor de cálcio, ajuda no relaxamento muscular e melhora a TPM e o estresse, auxilia no bom funcionamento intestinal.
4. Linhaça: a linhaça é uma das principais fontes naturais de fitoestrogênios e fibras solúveis. Benefícios após os 40: equilibra os hormônios femininos e ajuda a aliviar sintomas da menopausa, melhora o trânsito intestinal, aumenta saciedade e ajuda no emagrecimento, reduz inflamação e colesterol.
Quanto usar por dia?
De 1 a 2 colheres de sopa por dia já são suficientes para aproveitar todos os benefícios.
Você pode consumir uma mistura pronta (como a famosa “misturinha de sementes”) ou variar conforme a refeição.
Incluir sementes diariamente é uma estratégia simples, prática e poderosa para mulheres acima dos 40 anos. Com elas, você melhora a saúde hormonal, reduz inflamação, protege o coração, fortalece ossos e ainda ajuda o corpo a manter um peso saudável.
.png)

Comentários